PLANEJAMENTO FAMILIAR

Todo mês exibiremos um método anticoncepcional temporário diferente.

Procuraremos abordar os temas de uma maneira clara e objetiva. As dúvidas existentes poderão ser sanadas através de nosso e-mail drgeraldo@vasectomia.med.br  Estaremos recebendo com satisfação as críticas dos usuários.

Antes de iniciarmos a apresentação dos diferentes tipos de métodos anticoncepcionais , mostraremos como é o sistema reprodutor feminino.

Conhecendo o sistema reprodutor , podemos entender melhor porque a mulher engravida e as várias maneiras que existem para não engravidar. Na figura abaixo podemos identificar os órgãos que constituem o aparelho reprodutor feminino.  

 

Na parte de fora esta a vulva que é a região coberta por pêlos e na parte de dentro do corpo estão a vagina, os ovários, as trompas e o útero. Vamos ver como são e para que servem cada um dos órgãos:

  1. Vagina - é o canal por onde a mulher tem as relações sexuais, por onde o homem coloca o pênis. É pela vagina que sai o sangue da menstruação e por onde a criança passa na hora do parto normal.
  2. Ovários - são em número de dois, um de cada lado. Os ovários têm o formato de um limão pequeno. É nos ovários que se formam os óvulos, que são as sementes da mulher.
  3. Trompas - também são duas, uma de cada lado. As trompas são dois tubos com franjas na ponta. As trompas ligam os ovários ao útero.
  4. Útero - tem a forma de um abacate pequeno, de cabeça para baixo. Ele é mais ou menos do tamanho da nossa mão fechada. É no útero que a criança se desenvolve. O útero foi feito para aumentar de tamanho conforme a criança vai crescendo. 

A ovulação

A maior parte das mulheres confunde o ciclo menstrual com o período menstrual, desconhecem o que vem a ser ovulação, não sabem delimitar o seu período fértil e têm dúvidas com respeito a se podem engravidar caso tenham relações sexuais durante o período menstrual.

Quando a mulher tem a primeira menstruação, o corpo se prepara para a vida sexual e também para ter filhos.

Por que acontece isso? Um óvulo, que é a semente da mulher, amadurece no ovário. Enquanto isso, o útero ficou se preparando, formando uma camada de sangue para receber o óvulo. Quando o óvulo acabar de amadurecer ele sai do ovário. Isto se chama ovulação. O óvulo é levado pela trompa até o útero.

 

 

A gravidez

A maior parte das mulheres têm dúvidas quanto a época do ciclo menstrual em que pode ocorrer a fecundação.

Na relação sexual o homem solta na vagina da mulher os seus espermatozóides, que são as suas sementes. Os espermatozóides sobem para o útero à procura do óvulo. Se a mulher estiver no período fértil, o espermatozóide pode encontrar com o óvulo, e acontece a fecundação , isto é , as sementes se juntam. Este encontro ocorre nas trompas. O óvulo fecundado vai se aninhar na camada de sangue que já está preparada no útero. Então ele vai se desenvolver para formar a criança. 

 

Todo mês a mulher tem um período fértil. Isto vai acontecer até mais ou menos a mulher completar 45 anos de idade, quando ocorrerá a menopausa.

Métodos anticoncepcionais

Método da Ovulação ou Método de Billings

A maior parte das mulheres não ouviu falar do método da ovulação. Possuem informações equivocadas sobre a consistência do muco cervical e suas mudanças. O método da ovulação ensina a descobrir os dias em que a mulher tem possibilidade de engravidar se tiver relação sexual, isto é, o período fértil. Durante o mês existem alguns dias em que a mulher tem mais facilidade de engravidar. Uma das formas de descobrir o período fértil é observar as mudanças na umidade vaginal. Se a mulher observar verá que durante o mês tem dias em que a vagina esta seca , outros dias está mais úmida. Às vezes aparece uma secreção mais grossa , outras vezes mais fina. Chamamos a esta secreção de muco cervical. O muco cervical não tem cheiro e quase não mancha a roupa.

O método da ovulação então é uma maneira para não engravidar em que a mulher descobre os dias em que está fértil, observando o seu muco cervical. 

Para que entendamos melhor o método da ovulação vamos comparar a mulher com a terra. Da mesma forma como acontece com a terra, a mulher tem períodos férteis e não férteis. Quando acaba a menstruação, a mulher pode observar que sua vagina vai ficar alguns dias seca. Neste período a mulher não esta fértil. Da mesma forma, acontece com a terra. No período da seca, ela não esta fértil. Depois que passam os dias secos, a mulher vai notar que começa a sair da sua vagina uma secreção branca e grossa, que, com o passar dos dias, vai afinando, até ficar bem fina e transparente, como clara de ovo cru. Quando a secreção está assim, bem fina , dizemos que a mulher está no seu período mais fértil, isto é, se tiver relações sexuais, tem grande chance de engravidar. A mesma coisa acontece com a terra. Quando chove e a terra fica úmida, ela está fértil. Este tipo de muco, bem fino, geralmente aparece no 10° dia do ciclo menstrual, ou seja, 10 dias após o início do sangramento menstrual. Passados estes dias, a secreção, que estava fina, começa a engrossar novamente. Quando a secreção está assim, a mulher continua tendo possibilidade de engravidar se tiver relação sexual. Depois disso a mulher vai ficar seca novamente até chegar a menstruação. Neste período em que ela está seca , não há a possibilidade de engravidar. Como a terra, a mulher quando esta seca não é fértil.

Se a mulher estiver interessada em aprender a conhecer as mudanças do muco cervical, e portanto, usar o método da ovulação corretamente, é preciso conversar pessoalmente com um profissional da área médica para receber mais orientações. A mulher que deseja usar o método deve ter certeza de que não esta com corrimento. O método da ovulação somente é seguro quando a mulher segue corretamente as orientações dadas pelo profissional competente e sabe reconhecer as mudanças do seu muco cervical.

 * Imagens retiradas do Album Seriado Planejamento Familiar. Nós Informamos, Você Decide.
ABEPF - Associação Brasileira de Entidades de Planejamento Familiar.